domingo, 16 de dezembro de 2007

O futebol tem seu próprio Hitler

Na manhã de hoje (horário de Brasília) o Milan, da Itália, sagrou-se tetracampeão mundial de clubes, ao bater, na final, o Boca Juniors, da Argentina pelo placar de 4 a 2.

Este deveria ser o principal assunto do dia hoje, em se tratando de futebol. Mas infelizmente sou obrigado a dirigir meu artigo a um senhor que não merece sequer o desprezo dos amantes do esporte mais popular em nosso país e que insiste em tratar a maior glória de um clube de futebol como uma peça de roupa de grife, a qual se não tiver a etiqueta, não pode ser considerada verdadeira. Senhor presidente da FIFA: sua decisão de homologar os títulos mundiais de clubes somente a partir da edição disputada no ano 2000 não é apenas ridícula. É também preconceituosa, desrespeitosa, tendenciosa e sobretudo, ignorante.

Preconceituosa porque parte do princípio de que existe um antes e um depois do ano 2000. E não existe. Mundial sempre foi e sempre será mundial.

Desrespeitosa porque deixa de reconhecer o Santos de Pelé, o Real Madrid de Puskas, o próprio Boca Juniors de Maradona, o Flamengo de Zico, O Grêmio de Renato Portaluppi o Palmeiras dos anos 50 e tantos outros mundo afora somente porque tais foram campeões quando o senhor ainda não presidia a referida entidade - e aqui se vê claramente a tendenciosidade de sua gestão.

Ignorante porque apenas o senhor parece não ter notado que para o torcedor, título ganho é aquele que se encontra na sala de troféus. O resto é marketing e conversa fiada. Lorota, de alguém que, visivelmente deslumbrado com o cargo que ocupa, esquece-se de trabalhar em prol do bem comum daqueles aos quais foi eleito para representar e passa a cuidar de suas vaidades e interesses particulares - vulgo, ditadores. O futebol não precisa de selo de qualidade. Assim como não precisa de um Hitler no comando.

Quero deixar claro uma coisa: não estou aqui pra promover "pegas" de torcidas rivais. Quero sim, dizer que todos os campeões do mundo são campeões de fato, independentemente de qualquer coisa - formato de disputa, número de jogos ou o nome que tivesse o torneio. Somos todos torcedores, aqui. E torcedor é o que há de mais bonito e importante, no futebol. Então, unidos, vamos gritar a esse tirano que não precisamos de sua arbitrariedade doentia. E que somos, sim, campeões do mundo!

Parabéns, palmeirenses, santistas, gremistas, colorados! Parabéns a todos nós!

4 comentários:

Renan Nickel disse...

Concordo plenamente. A fifa reconheceu os mundiais de Grêmio, Flamengo, Santos e outros por apenas três anos. Então só fui campeão mundial por três anos?

Este senhor esta transformando uma paixão que move o mundo a cada 4 anos em piada. Copa Intercontinental, Mundial de Clubes, Copa do Mundo de clubes... é tudo o mesmo torneio com nomes diferentes.

O importante é o troféu, e quero ver o senhor Joseph Blatter, ir no olímpico tomar nosso troféu.

Unknown disse...

Luciano?? Fifa?? vc eh inteligente kraa ....tinha premio do melhor do mundo qdu o pele jogava?? nao neh..e todo mundo sabe q o pele foi o melhor do mundo qdo jogava.....o kaka foi melhor q o pele ?? o ronaldo foi melhor q o pele?? o zidane foi melhor q o pele?? NAO NEH!! ...enfim...vc q eh um kra inteligente vai entender mew raciocinio....Fifa?? conseguiu com esta decisao matar o palmeiras d 51 q resgatou o orgulho d ser brasileiro....o santos d pele nao existiu .... e o de zico idem e o do renato mario sergio mtuu menos e coitado do tele do ceu vendo seu esquadrao levando este tapa na kra!!! t digo...PNC DA FIFA....e saudamos todos os campeoes mundias!!!!!d fato e d direito!!!!FIFA?? deixa pra lah!!!

Algo em Comum disse...

Não entendo nada do assunto, mas vim aqui deixar um BJOOO

Francisco "Chicco" Brust disse...

x _________________________

Assino embaixo.

Sem mais,
Chicco