segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

É "gol" da FIAT












Hoje quero manifestar minha insatisfação pela maneira com que a FIAT vem tratando o seu maior sucesso em terras brasileiras (a despeito dos extintos Tempra e Tipo): o Palio. Seu "novo" design é uma imitação descarada do Gol. Tudo bem que alguma semelhança entre modelos que disputam a mesma faixa de preço é normal, pois é justamente aí que entra a preferência do consumidor por esta ou aquela marca. Mas isso não tem nada a ver com piorar um automóvel que vinha agradando. Só os responsáveis pelas pranchetas parecem não ter notado ainda que seu trabalho tem menos aceitação a cada ano que passa. E não se trata da dupla Gol-Palio, embora isto seja mais visível neles dois. Modelos de outras marcas também não estão conseguindo fugir às "novas tendências". É o caso do Ford Fiesta. A grade dianteira e os vincos no capô parecem ter se tornado uma lei (nos modelos de mesma cor, é quase impossível distingüir quem é quem). Na traseira, os dois candidatos ao prêmio "Feio do Ano" travam outro árduo duelo. Ambos possuem as lanternas quase iguais e a área central limpa para dar idéia de um carro de maior tamanho. Não importa o fabricante, em ambos os casos, é gol. "Gol" contra, isso sim!
O mais curioso de se observar nisso tudo é que a falta de criatividade parece não ter afetado os modelos dirigidos à classe média. Vejam que lindos os Ford Focus, FIAT Punto e VW Pólo! Pena que a faixa de preço seja bem outra. Aliás, de acordo com um amigo meu, grande conhecedor de carros e afins, o chamado carro popular encontra no Brasil o mercado perfeito para ser comercializado, alicerçado na síntese de que aqui não somos um povo exigente. Mas não posso acreditar que os responsáveis pelos carros mais simples tenham aplicado na prática o dito popular que reza que quem tem mau gosto é pobre. Se assim for, aqui vai um alerta: o século ja mudou. E faz tempo.


2 comentários:

Algo em Comum disse...

Lu!!!

Naum tenho mto oque me manifestar, naum sou ligada em carro...

Só pra dizer q estive aqui e lih teu artigo...
Bjoos

Unknown disse...

A fiat estragou o modelo do Palio, para inserir o punto no mercado, como se fosse melhor, pois na Europa punto veio para substituir o Nosso velho conhecido Uno, e este modelo que entrou no mercado brasileiro, na Europa é comercializado como Grand Punto.